Por esses dias no twitter muito se falou sobre uma certa twitteira, conhecida como @Twittess, notória usuária de script para arrecadar seguidores. Aparentemente, a moça tem um ‘media kit” onde oferece “twitadas” pagas, pela módica quantia de R$ 500,00. Muito se fez piada e eu também fiz. Achei absurdo não só pela quantia, mas pelo conteúdo do tal “media kit” e como ela classificava sua relevância, tentando justificar o valor cobrado.
Agora há pouco, li um twitter do @Cardoso com link para uma bela entrevista feita pelo Alex Primo com esta moça. Achei o máximo quando ela disse que fazia o que faz apenas por “diversão”, sem pensar no lado financeiro, e que até poderia fazer twitadas publicitárias, pagas, se o conteúdo interessar ao seu leitor, se for pertinente a seus seguidores, e que divulgava promoções e fazia parcerias com sites que considera de interesse de seus seguidores, apesar disso não ter-lhe rendido benefícios publicitários até então. Note-se que a entrevista foi feita em junho, de lá pra cá a moça pode ter mudado de idéia, que é mais ou menos o que me pareceu ao ver o tal do “media kit” mostrou: ela quer lucrar.
Lá, ficou bem claro, ao menos para mim, que a moça está aberta a twitar qualquer coisa desde que lhe paguem o valor pedido, o que pra mim demonstra um #fail total no quesito sinceridade e transparência, sem falar que na entrevista ela se recusou a falar sobre seu uso de script para arrebanhar seguidores. Como bem mencionou alguém nos comentários à entrevista, 500 Retweets diários é pouco para quem tem mais de 40.000 seguidores, número este que é uma das principais razões que a elevou ao status de “celebridade” da web, o que só demonstra que muitos dos perfis que a seguem são fakes, ou não participam ativamente do twitter, e provavelmente nem sequer acompanham o que a moçoila escreve.
Lucrar não é problema, não tenho nada contra twitadas pagas e posts pagos, até eu faria, desde que feito com transparência e honestidade, informando que se trata de conteúdo pago e publicitário, se assim o for, e como muitos fazem. A questão é vender uma ilusão, não manter a transparência, não admitir a verdade e aproveitar-se do status de “celebridade” da web para tal, enquanto nega, dizendo fazer só por diversão, e desdenhando de webloggers que a criticam, considerando weblogs coisas ultrapassadas, como se quem a critica estivesse sofrendo apenas de “dor de cotovelo por ter sido ultrapassado”. (O que me leva a perguntar porquê, então, ela pretende criar um weblog, mas não é o assunto principal deste post.)
O que mais me impressionou, contudo, foram alguns dos comentários da entrevista, elogiando a atitude da moça, que não condeno por si só, mas pela falta da citada transparência e honestidade. Muitos desses comentários me passaram a impressão de apoio simplesmente por se tratar de moça bonita, que atrai uma parte da audiência por isso e pela quantidade de seguidores que a elevaram a pseudo-celebridade, e não pela relevância de seu conteúdo, e pelas técnicas adotadas para atingir seus devidos fins.
Ter um twitter com muitos seguidores é fácil, basta usar os scripts que a moçoila usa. Ter um weblog com muitas visitas e chamar a atenção de outros webloggers e da mídia também é fácil, tentando alcançar um status de pseudo-celebridade.
De exemplo, dou um caso meu mesmo: há muitos anos, lá no início desta década, quando tive um weblog com acessos razoáveis, que teve seus destaques ocasionais na mídia, fiz um post que gerou polêmica. Puta da cara com algumas coisas, peguei uma imagem de webcam em que apareciam peitos de uma moça e postei como sendo meus.
Foi um pequeno auê, os acessos, que já eram bons, triplicaram, comentários idem, gerou posts de crítica em outros weblogs, posts elogiando a atitude e me defendendo, outras webloggers também chegaram a exibir partes íntimas. A verdade revelo hoje: a foto não era minha, mas na época defendi a causa e o post como se fossem, só pra causar polêmica. Talvez algumas pessoas ainda lembrem disso.
Tal atitude, na época de uma pessoa muito mais jovem e imatura do que sou hoje, não foi louvável, mas foi eficaz. Em momento algum significou que meu weblog tinha qualidade, embora eu ache que na época postava com mais freqüência e mais qualidade do que faço hoje, mas serviu pra disparar o contador de visitas e chamar a atenção. Hoje em dia tenho poucas visitas, embora ultimamente venham aumentando, poucos comentários e acho que a qualidade dos posts possa melhorar, mas se eu quisesse causar polêmica, aparecer e chamar a atenção, poderia usar de novo esta tática, e postar fotos minhas, de verdade, já que a natureza corporal me permite, sem falsa modéstia, e me daria MUITOS seguidores no twitter.
Poderia, então, divulgar grandes estatísticas de acesso e número se seguidores pra tentar patrocínios, parcerias e afins, o que não significaria qualidade do meu weblog e meus posts. Com a idade e a experiência, contudo, aprendi que prefiro postar o que me interessa, me aperfeiçoar, fazer o que gosto e colher todas conseqüências que daí vierem, mesmo que isso não me gere lucro algum. Me incomodaria vender gato por lebre, e tentar lucrar em cima de um status alcançado por meios duvidosos. Estaria iludindo tanto os leitores/consumidores, quanto os parceiros/patrocinadores.
Além dos exemplos acima, certamente há muitos meios para webloggers homens e mulheres venderem seu peixe, causarem polêmica e se tornarem web celebrities, alguns duvidosos e outros honestos. Tem muito weblogger honesto e profissional que pra mim vale muito mais porque alcançaram este status com transparência e trabalho honesto, escrevendo bem sobre aquilo que gostam e entendem e conseguem viver disso e admiro estas pessoas. Porém, casos desses como da twitess realmente me impressionam negativamente e me fazem não querer seguir alguém que usa dessas artimanhas e nem sequer admitem pública e claramente.
Claro, esta é só minha opinião, não acho a moça uma pessoa ruim, nada tenho contra ela pessoalmente, só que todo esse bafafá me fez me questionar até onde vale usar de artimanhas pra ser popular e lucrar em cima disso e o quão longe alguém consegue chegar agindo dessa forma. Eu acho que não muito longe, uma hora as pessoas cansam dessas estratégias e partem em busca de um conteúdo melhor, os patrocinadores se dão conta que números não significam qualidade de seguidores que possam realmente se tornar consumidores em potencial e acabam também desistindo desse tipo de perfil.
Minha intenção não é gerar mais polêmica, mas deixar aqui esse questionamento que me fiz e abrir espaço pra que outros também se perguntem e compartilhem aqui suas conclusões sobre esse tipo de estratégia de marketing e publicidade pessoal e comercial e vejam que alcançar status online nem sempre é sinônimo de inteligência, credibilidade e autoridade. Números não são tudo, especialmente quando se quer vender algo. Autoridade, inteligência e relevância sem dúvida importam muito mais. Qualidade, pra mim, sempre vai importar mais.
Como consumidora, eu vou preferir comprar algo recomendado, seja por vontade própria ou porque foi pago isso, por alguém que eu respeito e admiro pela qualidade de seu site/weblog/twitter, que admite que vive disso ou lucra com isso e que despende verdadeiro esforço pessoal em oferecer algo de qualidade, que acredita no que faz, do que comprar só porque foi recomendado por uma pessoa que tem milhões de seguidores duvidosos e status, usando de artimanhas que não admite claramente.
E vocês, o que pensam? Ter tantos seguidores e ser “celebridade” tornam uma pessoa realmente mais importante e relevante, colocando-a acima de críticas e tornando suas atitudes inquestionáveis e dignas de aplauso só pelo status alcançado sem grandes esforços? Você dá mais valor a algo recomendado por alguém que você admira ou por alguém considerado popular?
Popularity: 60%
RSS Feed
Twitter
August 21st, 2009
Viv
Posted in 



Oi, cheguei pelo seu comentário no NSN! Belo texto, parabéns… Acho que eu não sigo nenhuma celebridade, webcelebridade ou pseudocelebridade no twitter. Só pessoas com quem posso interagir, mas eles (as celebridade) vivem respingando em mim através de RTs e Replys alheios…
[]’s
Compulsivo
[Responder]
Viv Reply:
August 21st, 2009 at 19:31
Obrigado, apesar de não ser nada demais, como eu disse pra Ester. Tava no escritório, fazendo nada, lendo twitts e o ócio em levou a pensar, pensar e saiu.
[Responder]
Eu acho que qualquer coisa nessa vida é válida, seja ganhando dinheiro ou não, desde que seja feito com HONESTIDADE. É uma das poucas coisas no mundo que não se pode comprar no mercado da esquina.
[Responder]
Viv Reply:
August 21st, 2009 at 19:33
Problema nesse país é este…honestidade parece estar se tornando artigo raro no mercado.
[Responder]
Legal o texto, mas o certo é status e não “estatus”, muda por favor!!
[Responder]
Viv Reply:
August 21st, 2009 at 19:33
Perdão. Consertarei o erro.
Obrigado.:)
[Responder]
Pra ser sincero, acho extremamente normal. Tirando por base a sociedade que vivemos hoje. Ligue a TV, quem são as celebridades? É BBB, A Fazenda, bandas ridículas, atitudes ridículas. São as celebridades que a mídia, e porque não dizer, o governo, querem que existam no Brasil. Quando mais pseudo-celebridades existirem, mais as pessoas vão assistir BBB’s da vida e esquecer dos problemas políticos existentes hoje. E não se enganem, esse movimento #forasarney ta aí só por causa da moda twitter, ação efetiva que é bom ninguém viu, aliás, viu, mas pouco.
Hoje assistimos Collor defendendo Sarney, Lula defendendo Sarney… há alguns anos todos esses 3 trocavam acusações entre si.
Por isso não me espanto, o brasileiro é o que a televisão quer que ele seja.
O brasileiro vai demorar a ver quem são as verdadeiras celebridades nacionais. Mas elas existem.
[Responder]
Viv Reply:
August 21st, 2009 at 19:44
@Vitor, Concordo com tudo que disseste. Apesar de batido, a velha máxima de que brasileiro parece ter memória curta, sempre persiste, embora não seja exatamente problema de memória.
É mais fácil se deixar levar pela tv, esquecer dos problemas, aplaudir pessoas sem saber porque, aderir a movimentos sem realmente ter pretensões de fazer valer, do que prestar atenção no que acontece, pensar bem antes de votar, por exemplo, do que pensar sobre quem são as verdadeiras celebridades ou heróis nacionais.
[Responder]
Vitor Reply:
August 21st, 2009 at 19:59
@Viv, com certeza…
Falando em celebridade no twitter: pra mim celebridade é aquela pessoa que, além de ter conquistado a popularidade, faz algo de bom com isso e não esquece de onde veio. Exemplo: Barrichello e Tony Kanaan, que estão lá diariamente, que mantém um projeto social juntos… e fora do twitter tem várias, mas o brasileiro não da bola. Não é moda
na verdade eu acho que essa (nonivel) @Twittess está até certa. Errou ao cobrar 500, mas se colocasse 100 alguém pagava. Bem ou mal ela está tendo a mídia que quer ter. Usando script ou não, tem muito seguidor.
A culpa é dela que não tem conteúdo ou de quem segue, que busca alguém se conteúdo p/ ver se tira uma casquinha do sucesso alheio?
[Responder]
Viv Reply:
August 21st, 2009 at 20:08
@Vitor, a culpa, com certeza é de quem segue, não tenho dúvidas. Como eu disse, não condeno ela, não condeno ganhar, e nem quis crucificar ela. Apenas comentar sobre este tipo de atitude, e sobre falta de transparência, e vender gato por lebre, já que ela era o exemplo mais comentado do momento. Como eu disse, não me importo com quem faz, desde que deixe claro que está fazendo, e faça mais coisas de qualidade também.
Inclusive, embora eu não tenha dado o devido destaque no texto, o que me fez pensar sobre este tipo de estratégia, seja de quem for, foram os comentários, na entrevista, de alguns seguidores, por isso eu questiono ali no texto ao que as pessoas dão mais valor.
E quanto a Barrichello, pessoal só lembra dele quando é pra fazer piada, coitado.
[Responder]
Vitor Reply:
August 21st, 2009 at 20:15
@Viv, pode ter certeza que eu entendi hehe
abs
*QuanTo mais pseudo…
Saí um pouco do contexto, mas é isso. hehe
[Responder]
Muito bem colocada a sua opinião.
Quanto à validade de twittar (ou blogar) por dinheiro, entendo, particularmente, que não há nada de errado, desde que isso fique bem claro para os leitores, afinal ninguém gosta de “comprar gato por lebre”!
Li a entrevista (@twittes) e acho que ela contradiz-se em alguns pontos, mas… deixa pra la!
Cabe, entanto, uma pergunta: Onde ela vai arranjar um script que gere “CONTEÚDO RELEVANTE” para postar no blog?
That’s the question!..
Parabéns pelo post!
[]’s, Inácio Rolim
[Responder]
Viv Reply:
August 22nd, 2009 at 14:49
@Inácio Rolim, boa pergunta esta tua. Mas é para isso que existem Ghost Writers, não? Tantas celebridades (neste caso, me refiro a celebridades da tv mesmo) que possuem weblogs que são escritos por ghost writers.
Se tais posts tem qualidade ou não, não sei, não costumo ler, mas que ghost writers existem, existem .:)
As contradições também eram muitas, mas se fosse falar de tudo, o post ia ser ainda mais longo do que já foi, além disso, minha intenção não é crucificar a moça. Ela apenas foi tomada de exemplo para o questionamento por ser um caso recente e notório, então deixei certas coisas fora dos post.:)
Obrigado pelos parabéns e por opinar também!
[Responder]
[...] Nakanaide.net » Blog Archive » Ser celebridade e ter muitos seguidores é fácil, mas quanto vale … nakanaide.net/?p=626 – view page – cached #Nakanaide.net RSS Feed Nakanaide.net » Ser celebridade e ter muitos seguidores é fácil, mas quanto vale o show? Comments Feed Nakanaide.net Um (nada) Breve Resumo dos Últimos Dias “Cosprei de mossinhas quazi çem rolpas!” ou apenas “Buscas Bizarras” — From the page [...]
Viv, cheguei agora no seu blog pelo link do FARRA. Não olhei ele muito ainda, mas parece ser ótimo.
Bem, sinceramente eu não dou a mínima para o que as celebridades dizem, fazem ou pregam. Mas infelizmente eu sei que a maioria das pessoas não é bem assim. Triste viver esse país onde os ídolos são do naípe da Bruna surfistinha. Triste esse país onde todos pregam um tal de jeitinho brasileiro. Triste saber que isso não acontece só no Brasil, mas em todo mundo. E mais triste ainda é não ver solução pra essa m* toda…
Mudando de assunto, parabéns pelo blog e espero que ele seja tão bom quanto parece. Abraço
[Responder]
Viv Reply:
August 26th, 2009 at 11:13
Rodrigo, em primeiro lugar, obrigado pela visita e pelo elogio.
De resto, concordo contigo. Semana passada mesmo eu estava muito chateada por ser uma pessoa honesta, fazer caridade e ainda receber ingratidão em troca, ou ver que tudo que consigo é com muita dificuldade, enquanto que muita gente desonesta consegue tudo fácil e se dá bem.
Ter putas como ídolos, presidentes que mal foram alfabetizados, políticos que foram, vieram de boas famílias e só fazem baderna e roubam as pessoas que pagam honestamente seus impostos, estrelas sem conteúdo nenhum servindo de modelo pra crianças e adolescentes, ver pessoas honestas sendo ridicularizadas quando são honestas ou fazem algo bom por terceiros sem esperar nada em troca é realmente deprimente.
Como tu disseste, não é só no Brasil, mas parece que aqui é mais dramático, mais usual do que em outros lugares este tipo de comportamento. Enfim, deixa eu parar aqui pra não fazer um post nos comentários.
Mas aguarde, mais posts do gênero virão. Ando com tantos questionamentos… E mais nerdices e coisas divertidas também virão.
[Responder]
[...] que a elevou ao status de “celebridade” da web, o que só demonstra … fique por dentro clique aqui. Fonte: [...]